Faça você mesma!
- LoyseTorres
- 13 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Olá noivinha! Tudo bem?
Fiquei noiva em abril desse ano (2018) e comemoramos com uma celebração para nossos familiares e amigos no mês de junho. Desde o princípio, escolhemos fazer tudo que conseguíssemos fazer com nossas próprias mãos. Muitos noivos tem escolhido por colocar a mão na massa, pelo custo benefício e por tudo ter a identidade e personalidade do casal. Escolher fazer você mesma é uma decisão que requer muita dedicação, trabalho, planejamento e paciência.
Eu já tinha em mente tudo que queria e como disse, planejamento é essencial! Comecei a planejar a festa com 1 ano de antecedência; saber usar o tempo a seu favor irá evitar muita dor de cabeça. Se você vai precisar de descartáveis, vidros, qualquer tipo de material reciclável, comece a juntar os mesmos desde já! Pro nosso noivado por exemplo, eu iria precisar de garrafas de vidro, vidros de azeitona e doces e vidro de leite de coco. Lembro que toda nossa família se mobilizou e cada um quando consumia algum dos materiais que precisávamos, nos traziam os vidros. Na época também eu trabalhava em Botafogo RJ e por várias vezes trazia garrafas e vidros na mochila, carregava todo aquele peso da Zona Sul do Rio de Janeiro até a Baixada Fluminense (Magé), que é onde moro (você vai precisar se esforçar um pouquinho se escolher colocar a mão na massa rs).
Uma dificuldade do faça você mesma é que as chances de você se perder no que irá fazer são muito grandes. Eu por exemplo, mudei a decoração pelo menos umas 10 vezes, mais uma vez preciso ressaltar a importância de ter tempo o suficiente pra tudo isso, imagina se você deixa tudo pra cima da hora e muda de ideia 10 vezes, das duas uma, ou você vai surtar pra conseguir fazer a tempo ou vai desistir.
Tenha um banco de Ideias!
Usei o Pinterest como banco de ideias e lá procurava todas as referências do que queria, se preocupe em focar somente naquilo que realmente se encaixa dentro do seu orçamento e tema de festa.
Escolha um tema!
Seja casamento ou noivado, escolha um tema! Isso já vai otimizar suas buscas por inspirações e te ajudar a não se perder ou fazer com que seu evento vire uma bagunça de informações. No nosso noivado por exemplo, escolhemos o tema rustico, com uma pegada mais romântica, com flores e passarinhos em homenagem aos nossos bebês Maria e Olaf, que são nossas calopsitas.
Hora de colocar a mão na massa!
Aaaaah, a melhor parte, ver tudo criando forma. Nesse momento a ansiedade começa a tomar conta e a vontade de ver tudo no lugar aumenta. Mas você precisa saber que isso demanda muito mais de você do que você imagina. Nós ficávamos até tarde cortando, colando, imprimindo... Por inúmeras vezes me queimava feio com a cola quente rs' -talvez seja porque sou muito desastrada, mas você pode ter mais sorte hahah- os dedos doíam e ficavam vermelhos de tanto recortar, a coluna? Já nem sabia mais que tinha coluna, de tanto que doía! passava as vezes um dia inteiro fazendo algo e a vontade de jogar tudo pro alto e sair correndo? Também teve hahaha'.
Lendo tudo isso você deve estar pensando que estou te desanimando ou que se for assim você tá fora mas, eu não posso vir aqui e te mostrar só as rosas sem te contar dos espinhos. Foi terrivelmente trabalhoso e cansativo sim, mas faria tudo de novo. A sensação de ser tudo feito por você e ver tudo com seu jeitinho, sua cara, não tem preço. Lembro que na festa todos perguntavam aonde compramos algo e a gente dizia "foi a gente que fez", nada no mundo paga isso!
Nossas garrafas de vidro
Juntamos garrafas de vidro de cerveja e coca cola, demos tanta sorte que um tio meu achou em uma casa abandonada um lote de 30 garrafas de vidro de 300ml e 500ml que estavam em perfeito estado. A ideia era fazer delas centro das mesas dos convidados, pra isso, compramos tinta em spray na cor Rose Gold, pra pintar -escolha cores fáceis de se achar, tomamos uma surra pra achar essa cor em spray e eram muito caras, em média 16 reais a lata, sendo que só achamos na internet, então esses dezesseis foram somados ao frete- para pintar fizemos toda parte de higienização dos vidros, lavamos, passamos água quente e deixamos secar, depois pintamos, por ser spray, a tinta seca muito rápido e é fácil de aplicar.
Dento das garrafas, escolhi uma flor de EVA e sempre vivas. As flores sempre vivas também compramos na internet, vieram 5 mil flores, distribuí entre os vidros e outros enfeites. As de eva, fiz e colei uma palito pra ser a haste e pra finalizar, uma folha também de eva.

Nas mesas que eram reservadas, fizemos essa arte e penduramos em uma das garrafas que ficavam nas mesas, ao total foram 3 vidros pra cada mesa, contando o de cerveja, o de coca cola e o de leite de coco. A arte fiz imprimi em papel 180g e recortei, pra pendurar, usei uma fita dourada. As cores do nosso noivado foram rosa e azul, com alguns elementos rose gold e dourado.
Todos os vidros ficaram dispostos assim nas mesas:

No vidro de leite de coco, envolvi com tecido de juta de sisal com uma fita de cetim rosa finalizando com um laço e flores artificiais. Também fizemos uma arte para que ficasse em cada mesa, onde o convidado chegasse e logo olhasse, era o menu da festa, só que um menu diferente rs'.
Menu

Nesse menu tinham instruções de como aproveitar a festa e agradecimentos pelo carinho e presença de cada um, também foi confeccionado por nós e impresso em papel 180g.
Apoiando o menu, tinha o porta guardanapos que foi feito em eva e finalizado com flores. Também fizemos um suporte de tecido de sisal para apoiar os garfos que ficaram de frente pra cada cadeira.
Painel de lousa:
A lousa está em alta e também usamos na nossa festa, pra nossa sorte, nossa igreja tem esses painéis e nos emprestaram, fiz a arte em giz do painel e apliquei rosas gigantes de eva. As rosas deram um super trabalho pra fazer, mais ficaram lindas! Fiz em eva porque queria reaproveitar para o chá de panela, as de papel apesar de saírem mais baratas, não durariam o tanto que preciso.





Ambiente "deixe um recado para os noivos":
Meu noivo faz muitas coisas de madeira, pedi que fizesse uma mesa de cavalete pra que pudesse colocar no salão um ambiente onde os convidados deixavam recados pra nós. Bolamos uma espécie de mesa/mural, na mesa coloquei alguns enfeites e uma caixinha de madeira que personalizei em rose gold, montamos um varal e fizemos uma exposição de fotos nossas.


Desde a montagem, mudei a disposição dos elementos várias vezes, até achar que estava perfeito rs'. Os convidados pegavam o papel ´para escrever que estava dentro do cestinho e deixavam dentro da caixa de madeira que personalizei com folhas artificiais.

Nossas fotos imprimi em papel de foto comum, mas deixei uma borda branca, pra parecer aquelas fotos antigas. Pra pendurar, comprei mini prendedores coloridos e colei mini corações de eva com glitter.

Imprimi uma arte em fundo preto e colei em um papelão, pra que ficasse mais durinho e prendi em um cestinho rústico, ali ficavam os papéis onde cada convidado deixaria uma mensagem pra nós. Esses vidrinhos eram de óleo de coco; pela mesa espalhei alguns enfeites que compramos nessas lojas de decoração e porta retrato personalizado que pintamos de rose gold.


A mesa/mural ficou logo na entrada do salão.

No próximo post iremos falar sobre as lembrancinhas que também fizemos, okay?
Me conta aqui nos comentários se você também vai colocar a mão na massa!
Um beijo <3
Comments